Somos uma família grande, tão grande que nem sabemos ao certo o tamanho dela. Nosso sobrenome, mesmo entre os parentes mais próximos, varia em escrita. Schervenski, Chervenski, Chervenska, Chervinski, todos diferentes em escrita, mas pertencentes a um tronco comum, em algum lugar da História, em algum lugar no leste europeu.
Por aqui, parte expressiva do tronco que deu origem às variantes Chervenski e Schervenski estabeleceu-se no município do Alegrete, Rio Grande do Sul, entre o fim do século XIX e início do século XX. Foi lá que nasceram mães e pais, avôs e avós dos autores deste site, e foi de lá que a família, mais uma vez, se espalhou pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil: hoje há registro de familiares em todas as regiões do Brasil, em pelo menos 9 estados.
Caso você ache que não está nessa contagem, não hesite em entrar em contato para que atualizemos nossas informações, especialmente na árvore genealógica mantida na plataforma FamilySearch.org.
O objetivo central desde site não é apenas resgatarmos o que nossos antepassados viveram, mas sobretudo permitir que aqueles que virão depois de nós tenham informações precisas sobre o que produzimos, como vivemos, o que pensamos e por onde andamos. Compartilhe suas histórias conosco!